• Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home

Galeria dos Vereadores

Galeria dos Vereadores - Página 02

Assessoria de Comunicação
Imprimir
Índice do Artigo
Galeria dos Vereadores
Página 02
Página 03
Página 04
Página 05
Página 06
Todas as Páginas

 

 

  

Efigênio Batista de Oliveira

Nasceu na cidade de Rio Piracicaba-MG e é casado com Vilma de Campos Glória de Oliveira, com quem teve quatro filhos. Veio para João Monlevade aos três anos de idade. Exerceu o mandato de vereador de 1973 a 1976 e assumiu a Vice-Presidência da Mesa Diretora da Câmara no ano de 1974. Presidiu a Banda Guarani por dois mandatos e intercedeu em prol da corporação musical, conseguindo vários instrumentos musicais. Presidiu o Grêmio Esporte Clube e foi Diretor do Ideal Clube. Trabalhou na Usina Belgo Mineira até se aposentar. Atua no ramo da construção civil.

   
   

Francisco Rosa Alves

Natural de Ferros-MG, nasceu em 29 de agosto de 1936. Viúvo, aposentado, 37 anos de Usina Belgo Mineira, tem três filhos e três netos. Veio para João Monlevade em 1947 e foi eleito vereador no mandato de 1965 a 1966. Atuou como Membro fundador do Sindicato dos Metalúrgicos; Clube de Caça e Pesca; 1ª e 2ª Igrejas Batista; Loja Maçônica Luz do Vale nº 45. É Vice-Presidente da Associação Comunitário,  "Crescendo e Aprendendo” cuidando e alimentando 60 crianças, através da Igreja Quadrangular e Vice-Presidente da Associação Prosperar, que recebe pacientes do câncer. É sócio fundador das Associações: AUTCOM – Associação dos Usuários de Transporte e AAPIMON – Associação dos Apicultores 

   
  

 

   
  

Geraldo Alves Fernandes (In memoriam)

Nasceu em Dom Silvério-MG, em 3 de julho de 1921. Foi casado com Alice Souza Duarte Fernandes, com quem teve cinco filhos. Exerceu o mandato de vereador de 1971 a 1972. Em todo o mandato representou a população nas suas necessidades de melhores serviços na área de saneamento básico, na segurança publica, saúde, questões de urbanização e de uma educação pública de qualidade. Em 1963, inaugurou, com seus irmãos, o Cine e Teatro São Geraldo. Ajudou na construção de uma casa para idosos, contribuindo com seus rendimentos em bolsas de estudos para a educação da infância. Em 1964 participou ativamente da fundação da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade, que presidiu em 1967 a 1968 e 1970 a 1971. Faleceu em Belo Horizonte-MG, em 27 de abril de 1996.
   
  

Geraldo José Bicalho Ferreira

Conhecido como Geraldo de Bêra, nasceu em 06 de julho de 1956, em São Gonçalo do Rio Abaixo-MG. É casado com Isabel Cristina dos Santos Ferreira e pai de três filhos. Foi vereador durante o mandato de 1997 a 2000. Já participou da Pastoral Familiar. Atua hoje como Presidente do Clube do Cavalo de João Monlevade. Reside no município e atualmente é comerciante no ramo de papelaria.

   
  

Geraldo Miguel de Souza

Conhecido como Lado da ACM, nasceu em Rio Doce-MG, vindo para Monlevade no seu primeiro ano de vida. É casado com Adriana Resende Dutra Souza e pai de um filho. Como Suplente na Câmara Municipal tomou posse em 29 de março de 2000, por um período de 60 dias, em substituição a Vereadora Maria Iris de Oliveira. Atualmente reside em Belo Horizonte e atua na área de educação e esporte. É Diretor Estadual do Sind-UTE, membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, foi conselheiro da Casa de Cultura de João Monlevade e do Conselho da Criança e do Adolescente de Nova Lima. Pós-graduado em Gestão Organizacional, foi Secretário Executivo da ACM, função que exerceu em Monlevade, Belo Horizonte, Nova Lima, São Paulo e Rosário (Argentina). Também é professor de educação física.

   
  

Geraldo Vieira

Conhecido como Cabo Vieira, nasceu em 1961 na cidade de Nova Era-MG. Casado com Marilene de Araújo Vieira, é pai de dois filhos. Em 2000 candidatou-se a vereador, eleito com 595 votos. Exerceu o mandato de 2001 a 2004. No período de vereança atuou nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e Assistência Social, trabalhando sempre em contato com a população. Ainda adolescente trabalhou como ajudante em diversos setores da Construção Civil. Em 1981 agregou-se à Corporação Militar de Minas Gerais (Polícia Militar), onde atuou por 20 anos, sendo a maior parte deles, na cidade de João Monlevade.

   
  

Gilberto Augusto Gomes

Nascido em Belo Horizonte–MG, é casado com Cleusa Maria Gomes, com quem tem quatro filhos. Exerceu o mandato de 1989 a 1992. Foi vereador líder do Prefeito na Câmara durante todo o mandato de 1990 a 1994. Assumiu a liderança do movimento dos usuários de transporte coletivos, teve participação ativa na criação da Lei Orgânica Municipal com discussões e emendas, adequando a mesma a constituição da República de 1988. Garantiu na Lei Orgânica do Município os Conselhos da Criança e do Adolescente e também do Idoso. Teve na época participação efetiva na elaboração de todo Regimento Interno da Câmara. Garantiu espaço de cidadania com local apropriado para as reuniões dos Conselhos Municipais. 

   
  

Gleber Naime de Paula Machado

Nasceu em 5 de julho, na cidade de Nerópolis-GO. Foi eleito vereador por dois mandatos, para os mandatos de 1993 a 1996 e 1997 a 2000 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Veio para Minas Gerais em 1977 e para João Monlevade em 1988. Graduado em História pela PUC-Minas e Mestre em Ciência Política pela UFMG. Foi consultor na área de Planejamento Estratégico, professor da Rede Estadual, ajudou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de João Monlevade – Sintramon, Sindicato da Construção Civil, assessorou o Sindicato de Asseio e Conservação e Sindicato dos Metalúrgicos. Foi membro do diretório estadual do PT, Secretário de Finanças e Membro da Executiva Nacional do Partido ocupando o cargo de Secretário de Comunicação do PT.

   
   

Helenita Pinto Melo Lopes

Nasceu em 1954, em Senador Cortês-MG. É casada com Edgar Melo Lopes, com quem tem dois filhos. Elegeu-se vereadora por dois mandatos 1997 a 2000 e 2005 a 2008. É autora de importantes leis, como a Criação do Conselho Municipal Antidrogas, Preparação à Atividade Parlamentar das Condecorações “Mulher Construtora da Cidadania” e “Filho Ilustre”. Participou como Relatora da Revisão da Lei Orgânica, foi Assessora de Governo. É Funcionária Pública, Educadora, Pedagoga, Supervisora Educacional, Bacharel em Direito, Especialista em Pedagogia Empresarial e Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva. Recebeu a Medalha Ordem do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 2007. Helenita Lopes ocupa o cargo de diretora da Fundação Crê-Ser desde 2013.

   
   

Itamar Gomes Martins

Nasceu em 05 de novembro de 1929, em São Domingos do Prata-MG. Casado com Maria Mendes Martins, é pai de sete filhos. Homem de pulso forte e carismático, Itamar adotou João Monlevade como sua terra natal. Em 1971, foi eleito vereador e 1º Secretário da Mesa Diretora. Em 1979, exerceu o cargo de Vice-Presidente da Câmara. Exerceu o mandato de 1977 a 1982 e 1983 a 1988. De 1983 a 1984 presidiu a Câmara Municipal. Sua atuação política foi marcada por vários projetos, principalmente na área da educação em que não mediu esforços em prol da construção do Centro Educacional de João Monlevade.
   
   

Jarbas Carlos de Souza

Nasceu em 1º de fevereiro de 1941 em Santana de Manhuaçu-MG e tem 5 filhos. Trabalhou na Acesita de 1961 a 1964 e na Belgo Mineira, hoje, ArcelorMittal de 1965 a 1989. Foi tesoureiro do Industrial Futebol Clube e do Esporte Clube Olímpico, por dois mandatos. Na Associação dos Aposentados e Pensionistas de João Monlevade exerce o quarto mandato como Diretor Social e Tesoureiro. Foi Coordenador do Dízimo da Paróquia São José Operário e Pastoral do Dízimo. Há 14 anos atua na área da Bioenergética (Medicina Alternativa). Exerceu o mandato de vereador de 1989 a 1992.

   
  

Jarbas Victor do Couto (In memoriam)


Nasceu em 6 de março de 1924, em Alvinópolis- MG. Casou-se com Maria Alvarenga do Couto, com quem teve quatro filhos. Exerceu o cargo de vereador no mandato de 1973 a 1976. Em 1975 foi eleito 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Trabalhou na Usina Belgo Mineira, até se aposentar. Atuou no Senai pela Usina, prestando relevantes trabalhos.

   
   

João Amaro Gomes

Nasceu em Itabira em 15 de janeiro. Casou-se com Lourdes Bueno Gomes, tendo três filhos. Veio para João Monlevade em 1954, quando ingressou na Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal Monlevade. Trabalhou no comércio sendo o proprietário do Bazar Gomes e em seguida do Bar e Hotel Canecão. Participou ativamente da emancipação de João Monlevade. Em 1965 foi eleito vereador, sendo o mais votado naquela ocasião. Por esse motivo, recebeu do Juiz da Comarca a incumbência de Instalar a Primeira Câmara Municipal. Exerceu o mandato por três legislatura, sendo vereador entre 1965 e 1972. Foi presidente da Câmara em 1970. Através de sua iniciativa, foi construída a Praça Pio XII, implantado o primeiro telefone público do Cruzeiro Celeste.

   
   

João Bosco Vieira Pascoal (In memoriam)

Nasceu em Sete Lagoas-MG, mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador por quatro mandatos. Exerceu os mandatos de 1977 a 1982, 1983 a 1988, 1989 a 1992 e 1993 a 1995. Realizou várias atividades na área artística e cultural em nosso município. O Plenário do Legislativo Municipal recebeu o seu nome, em homenagem aos relevantes serviços por ele prestado. Faleceu em 31 de julho de 1995.

   
   

João Valente de Menezes

Natural de São Domingos do Prata, nasceu em 07 de outubro de 1929. Casou-se com Odília Barros Menezes (in memoriam), tem cinco filhos e seis netos. Participou ativamente da emancipação de João Monlevade e exerceu como vereador o mandato de 1973 a 1976. Foi presidente do PFL e líder de bancada na Câmara Municipal. Participou ativamente em projetos como a construção do córrego Carneirinhos, Escola Técnica Israel Pinheiro e criação de Grupos Escolares. Foi colaborador da Sociedade dos Amigos do bairro Satélite, participou na fundação do Centro Comunitário do bairro Belmonte, foi Presidente do Conselho Comunitário Nossa Sra. da Conceição e membro colaborador da Sociedade São Vicente de Paula em João Monlevade. Ajudou no projeto de construção da sede do Quartel da Polícia Militar em João Monlevade e, em 1979, foi congratulado pela Polícia Militar como operário padrão do município.

 
  

João Venceslau Braga (In memoriam)

Nasceu em 28 de fevereiro de 1926, em Cônego Pio, Município de São Domingos do Prata-MG. Casou-se com Zita Figueiredo, com quem teve quatro filhos. Veio para João Monlevade na década de 40 em busca de trabalho. Fixou residência no bairro Jacuí, onde desempenhou vários trabalhos comunitários. Eleito para o mandato de 1971 a 1972, trabalhou na Cia. Siderúrgica Belgo Mineira por um período de 30 anos, onde aposentou, sendo considerado um funcionário exemplar. Faleceu em 05 de outubro de 1983. Foi homenageado nomeando a avenida Vereador João Braga.

  José Arcênio de Magalhães

Conhecido como Zezinho Despachante, nasceu em 14 de dezembro de 1954 na cidade de Rio Piracicaba-MG. É casado com Regina Coeli Gomes de Magalhães, com quem tem três filhos. Foi eleito vereador em seu primeiro mandato no ano de 1993. Foi Presidente da Câmara Municipal no biênio 2007-2008. No governo do ex-prefeito Carlos Moreira, atuou como Secretário Municipal de Administração no período de 2001 a 2004.

   

José Benísio Werneck

Nasceu em 17 de fevereiro de 1961, na cidade de Imbé, distrito de Caratinga-MG, é pai de duas filhas e tem um neto. Comerciante, Metalúrgico, trabalhou na Cia. Siderúrgica Belgo Mineira por um período de sete anos. Foi presidente do PTB por seis anos consecutivos e eleito vereador nos mandatos de 1993 a 1996, 1997 a 2000 e 2001 a 2004, sendo eleito na época como Vice-Presidente. Foi Presidente da Câmara Municipal no período de 1997 a 1998 e 2001 a 2002. Atuou no ramo de fornecimento de uniformes escolares e profissionais. Foi nomeado é gerente do Posto de Saúde Novo Cruzeiro para a legislatura 2017-2020.

   


Última atualização em Qui, 12 de Janeiro de 2017 09:50

Mídias

Receba Notícias

Cadastre-se e receba os informativos da Câmara.



Você esta aqui:   HomeHistória +Ex-vereadores
| + - | RTL - LTR