• Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home

Galeria dos Vereadores

Galeria dos Vereadores - Página 04

Assessoria de Comunicação
Imprimir
Índice do Artigo
Galeria dos Vereadores
Página 02
Página 03
Página 04
Página 05
Página 06
Todas as Páginas


 

Luiz Cláudio do Patrocínio

Natural de João Monlevade-MG, nasceu em 31 de janeiro de 1961. É casado com Maria Valdete Pereira do Patrocínio e pai de três filhas. Foi eleito Vereador para o mandato de 2001 a 2004 – 2005 a 2008. Foi Dirigente Sindical no período de 1987 a 2002, sendo Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos por três mandatos, de 1993 a 2002; Vice-Presidente da CUT Regional Vale do Aço; Dirigente da Federação Sindical Democrática de Minas Gerais; Dirigente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CNM; Fundador da Rádio Comunitária Comunicativa FM; atuou nos Conselhos de Saúde e Emprego e Renda e foi Diretor do Banco Popular – BANPOPE. Aposentado na ArcelorMittal. 


   
  

Luiz Fernando do Amaral

Nasceu em 31 de maio de 1950, em Cisneiros- MG. Eleito vereador nos mandatos de 1989 a 1992 e 1997 a 2000, participou ativamente da elaboração da Lei Orgânica e do Plano Diretor do Município. Autor da indicação para criação do Pronto Atendimento, formou-se na Faculdade de Medicina da UFMG. Prestou serviços nos Hospitais João XXIII, Semper, Santa Casa, Mater Dei. Transferiu-se para João Monlevade em 1982, trabalhando na ABEB, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Metalúrgicos e Associação dos Aposentados. Exerceu a função de Conselheiro do DAE, participou das lutas operárias e populares, incentivou a criação do CTI do Hospital Margarida. Em 1984, exerceu a Presidência do PC do B no Diretório de João Monlevade. Atualmente continua exercendo a medicina em João Monlevade.

   
  

Luiz Fonseca Vieira

Conhecido como Luizinho, nasceu na cidade de Santa Bárbara-MG e é pai de seis filhos. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador no período de 1977 a 1982. Foi Vice-Presidente da Câmara no ano de 1977. Exerceu os cargos de 1º e 2º Secretário nos anos de 1978, 1979,1980,1981 e 1982.

   
   

Luiz Gonzaga Bicalho

Conhecido como Luiz do Açougue, é natural de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG. Nascido em 2 de janeiro de 1956, é casado com Lucimary Eloi Bicalho e pai de dois filhos. Comerciante,  foi eleito vereador para o mandato de 2005 a 2008, período em que foi presidente da Comissão de Revisão da Lei Orgânica. Atualmente é membro do Clube do Cavalo.

   
   

Marco Aurélio Loureiro

Natural de Belo Horizonte-MG, nasceu em 16 de junho de 1960. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador para o mandato de 1993 a 1996. Na Prefeitura Municipal de João Monlevade atuou como Secretário Municipal de Planejamento; Secretário de Fazenda e Presidiu a Fundação Casa de Cultura de João Monlevade por três mandatos. É bacharel em Ciências Econômicas e Comunicação Social. Sua trajetória profissional se fez, principalmente no setor público, marcada pelo exercício de cargos executivos, como Diretorias e Presidências de Fundações, assessorias, Órgãos de Classe e outras atribuições. Coordenou a realização de eventos, shows, exposições e atividades culturais em geral, na qual especializou quando concluiu uma pós-graduação em Planejamento e Gestão Cultural. Atuou no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Departamento de Promoção de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente exerce a função de Chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte.

 
  
Marco Zalem Rita

Conhecido como Doró da Saúde, nasceu no dia 1º de janeiro de 1966, em João Monlevade-MG. Filho de João Rita e Maria Aparecida Rita, é casado com Maria Luzia Anastácio e pai de duas filhas. Trabalha desde os 14 anos, sendo seu primeiro emprego na Companhia Agrícola Florestal (CAF). Trabalhou também nas empresas de transporte Transcomol, Gontijo, Presidente e Santa Fé. Trabalhou na Prefeitura de João Monlevade entre os anos de 2002 e 2008. Ajudou a implantar o ônibus da saúde que leva pacientes para consultar em Belo Horizonte. Trabalhou no serviço complementar na microrregião, cuidando da marcação de exames de alto custo. Em 2008, foi eleito o vereador mais votado na historia de João Monlevade.

   

Maria de Lourdes Fernandes

Conhecida como Filinha, nasceu em 27 de novembro de 1959, em João Monlevade-MG. Foi eleita vereadora para o mandato de 1997 a 2000. Atuou como Presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal quando criou o Projeto “Moto Táxi”. Atuou no PT e depois filiou-se ao PDT, onde foi Membro da Executiva por vários anos, deixando o partido em 10 de novembro de 2008. Foi coordenadora de campanha nas últimas duas eleições. Hoje, atua como Vice-Presidente do Centro Comunitário do bairro Cruzeiro Celeste, Membro do Conselho Municipal de Transportes, Delegada do Orçamento Participativo e Coordenadora da Pastoral da Catequese na Paróquia São Luis Maria de Montfort. Retornou, recentemente, ao Partido dos Trabalhadores.

   
  

Maria Efigênia Ferreira Arantes

Conhecida como Dona Lelê, nasceu na cidade de Nova Lima-MG em 15 de dezembro 1939. Mudou-se com seus pais para Belo Horizonte em 1942. Casou-se com Geraldo Ferreira Arantes com quem teve cinco filhos e 13 netos. Em 1964, mudou-se para João Monlevade, onde residiu até 1998. Foi a primeira mulher eleita vereadora no município, assumindo a suplência no mandato de 1973 a 1976. Lecionou Educação Física no Colégio Estadual, onde desenvolveu várias atividades. Participou com comitivas de todas as edições do programa Mineiros Frente a Frente, na extinta TV Itacolomi, ganhando várias vezes o troféu do programa. Participou de três edições da Festa das Indústrias em Contagem, onde concorriam fanfarras de todo o país, sendo que a Fanfarra do Colégio Estadual ficou em 1º lugar dois anos consecutivos, em 1972 e 1973. Hoje reside na cidade de Betim-MG.

   
  

Maria Iris de Oliveira

Natural de João Monlevade/MG, é advogada e exerceu o mandato de vereadora de 1997 a 2000. Foi Procuradora do Município de João Monlevade de 2004 a 2008, é professora de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da IES/FUNCEC, João Monlevade. Foi Assessora Jurídica da Controladoria Interna da Câmara Municipal de João Monlevade, Consultora, Assessora e palestrante de Direito Ambiental e cursos de licitação. É pós-graduada em Direito Público pela Fundação do Ministério Público de Minas Gerais e em Gestão Ambiental pela Interlagos/RJ. É professora de Física e Biologia nas Redes Estadual e Municipal de João Monlevade e em Cursos de Pré-Vestibular. Também é pós-graduada em Física e Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

   
  

Marina Eugênia de Souza

Conhecida como Dona Preta, foi a primeira empregada doméstica eleita vereadora no Brasil. Foi eleita para o mandato de 1988 a 1992, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Natural de Alvinópolis, veio para João Monlevade na década de 60, onde casou-se com José Raimundo Pena Forte de Souza, vindo a ter nove filhos. Foi fundadora da Associação das Profissionais Empregadas Domésticas e Lavadeiras de João Monlevade. É dela a lei municipal que dispõe sobre os cargos e empregos públicos reservados a pessoas portadoras de deficiência e define os critérios para a admissão.

   
  

Nelson Gomes de Melo Filho

Nasceu em 8 de fevereiro de 1932, em Alvinópolis- MG. Casado com Ana Cunha, tem nove filhos e 17 netos. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador pelo PFL para o mandato de 1989 a 1992. Durante 40 anos, atuou na Prefeitura Municipal de João Monlevade. Iniciou sua vida profissional na cidade em 1957 na antiga Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal. Foi transferido no ano de 1964 para a CAF. Sua dedicação ao serviço público começou em 1967, quando entrou para o DAE e em seguida para a Secretaria de Obras, onde atuou por quatro décadas como encarregado de limpeza urbana. Hoje aos 79 anos, é encarregado da Fazenda Morro Agudo em Rio Piracicaba, administrando o plantio de eucalipto.

   
   

Océlio Aguilar Carneiro (In memoriam)

Foi vereador por três mandatos consecutivos. Exerceu seu primeiro mandato em 1972, substituindo o vereador Itamar Gomes Martins.  Em seguida foi eleito por mais dois mandatos, exercendo a vereança até 1982, sendo que em 1978 foi eleito Presidente da Câmara. Foi casado com Maria Antônia, com quem teve cinco filhos. Foi alfaiate, servidor na Prefeitura, chegando a Chefe do Setor de Patrimônio. Fundou o Esporte Clube Vera Cruz, sendo presidente da agremiação por três mandatos. Foi conselheiro do extinto Combem, e Conselheiro da antiga Fumbem. Foi presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual João XXIII, foi Presidente da Comissão de Bens Imóveis da Prefeitura.

   
  

Onofre Machado Chaves (In memoriam)

Nasceu em 20 de junho de 1928, em Sabará-MG. Casou-se no dia 18 de julho de 1959, com Nilza Nunes Machado, com quem teve quatro filhos. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador nos mandatos de 1967 a 1968 e 1969 a 1970. Exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal nos anos de 1968 e reeleito em 1969. Em 1970 exerceu a função de Secretário da Mesa Diretora. Foi proprietário de uma loja de eletrodomésticos na antiga Praça do Mercado e trabalhou como auxiliar de contabilidade em uma firma em Vitória-ES. Faleceu em 2015.

   
  

Paulo Virgílio Salomão

Nasceu em 5 de março de 1952, em João Monlevade- MG. Casado com Antônia Geralda Soares, é pai de 2 filhos. Foi eleito vereador em 1972, sendo Líder da Bancada do MDB, por três anos consecutivos. Foi candidato a Deputado Estadual em 1974 e a prefeito em 1976. Faz parte da Executiva Municipal do PDT.

   
  

Rafael Arcanjo de Oliveira

Nasceu no dia 24 de outubro de 1941, em Alvinópolis- MG. Casado com Maria Luiza de Oliveira, é pai de três filhas. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 1970, quando esta função ainda não era remunerada. Na década de 1980, foi eleito vereador com uma margem expressiva de votos. Cumpriu um mandato eletivo de 1983 a 1988. Participou da Comissão de Moradores do bairro Santo Hipólito, solicitando Escola e Posto Médico na localidade. Apresentou projetos para construção do Campo de Futebol no bairro Cruzeiro Celeste, incluindo abertura de estradas e fixação de data das Comemorações do Dia da Cultura Racional no município de João Monlevade.

   
  

Railton Franklin Silva

Nasceu no dia 7 de agosto de 1955, em Francisco de Sá-MG. É casado com Valéria Maciel Silva e pai de duas filhas. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador para o mandato de 2001 a 2004. Uma das principais propostas por ele apresentada foi a viabilização de parcerias para a reabertura do CTI do Hospital Margarida. Formou-se em Medicina pela Unimontes e, em 1982, foi convidado pelo médico Valmar Rocha Brito para atuar como cirurgião em João Monlevade. Foi vice-prefeito em João Monlevade na legislatura de 2013-2016. 

   
  

Raimundo Ribeiro da Torre

Nasceu em 1º de julho de 1942, em São José do Goiabal-MG. Casado com Ineidia Maria de Ávila Torre, é pai de três filhos. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador no mandato de 1977 a 1982. Atua na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e na Comunidade Santo Antônio do bairro República, nas oficinas de oração.

   
  

 

Reinaldo Evangelista Alves

Nasceu em 18 de outubro de 1947, em João Monlevade-MG. Casado com Alice Maria Alves, é pai de quatro filhos. Foi eleito vereador no mandato de 1982 a 1988 e atuou na área de saúde reforçando a construção de um posto de saúde no bairro Jacuí. Foi membro de várias comissões no Legislativo. Atuou na fiscalização das ações do Executivo, no acompanhamento em obras gerais, com participação ativa junto à população de baixa renda. Atualmente, exerce a função de Diretor Financeiro do Clube Recreativo Metalúrgico da Vila Tanque, onde teve a honra de ser o último presidente do time que disputava o campeonato regional de futebol, sendo campeão em 1995.

 

   
  

Ricarbene Antônio Souza Pinto

Nasceu em Guaxupé-MG. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador pelo PFL para o mandato de 1989 a 1992. Foi Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de 1989 a 1990 e Vice-Presidente de 1991 a 1992. Presidiu a Comissão de Saúde da Casa Legislativa de 1989 a 1992. Foi relator adjunto da Comissão Constitucional da Lei Orgânica do Município de João Monlevade. É Médico Pediatra.



Última atualização em Qui, 12 de Janeiro de 2017 09:50

Mídias

Receba Notícias

Cadastre-se e receba os informativos da Câmara.



Você esta aqui:   HomeHistória +Ex-vereadores
| + - | RTL - LTR