• Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home

Galeria dos Vereadores

Galeria dos Vereadores - Página 05

Assessoria de Comunicação
Imprimir
Índice do Artigo
Galeria dos Vereadores
Página 02
Página 03
Página 04
Página 05
Página 06
Todas as Páginas

 

   

Rivaldo de Brito Pereira

Nasceu em 02 de maio de 1955, em Aroeira- PB. É pai de cinco filhos. Foi eleito vereador no mandato de 1997 a 2000. Rivaldo chegou em João Monlevade em 1970, onde reside há 40 anos. Em 09 de fevereiro de 1995, na qualidade de 1º suplente, tomou posse em substituição ao vereador João Bosco Vieira Pascoal. Atua como empresário na área de terraplanagem. É o atual secretário municipal de Serviços Urbanos.

   

Roberto Romualdo de Oliveira

Conhecido como Robertinho, é natural de João Monlevade-MG. Filho de Lindor Romualdo de Oliveira e Maria Efigênia de Oliveira. Família de onze irmãos, Robertinho começou a trabalhar muito cedo como tropeiro, engraxate, entregador de marmitas, prestador de serviços em oficinas, representante comercial e outros. Trabalhou também na então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. Participou por vários anos como escoteiro. Viúvo, é pai de uma filha. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Transportes (CMT). Atuou na Divisão de Obras da Prefeitura de Monlevade. Atuou como vereador por dois mandatos. Foi defensor do transporte público mais acessível a todos e lutou pela geração de renda e oportunidades para os portadores de necessidades especiais.

  

Rogério Moreira Bicalho

Nasceu em São Gonçalo do Rio Abaixo-MG. É casado com Maria Rúblia Morais Bicalho, com quem tem três filhos. Mudou-se para Carneirinhos em 1966. Foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo de 1989 a 1992 e foi vereador em João Monlevade no período de 2001 a 2004. Prestou serviços em diversos setores como: Apae, Associação dos Aposentados, Asilo, Cadeia Pública Regional, Hospital Margarida, Pronto Atendimento e Postos de Saúde da rede pública. O médico e vereador Rogério Bicalho, além das áreas da saúde, atuou também na educação, geração de empregos, incentivo à agricultura e desenvolvimento de atividades esportivas.

   
  

Ronaldo Frade (In memoriam)

Nasceu em 14 de janeiro de 1934 em São Domingos do Prata-MG. Foi casado com Mira de Oliveira Frade, pai de cinco filhos. Mudou-se para João Monlevade, onde foi vereador na primeira eleição municipal, no mandato de 1965 a 1966. Atuou como Secretário Municipal e sugeriu o nome Cruzeiro Celeste para o bairro, que hoje conta com um grande número de moradores. Faleceu em 1992.

   
  

Sebastião Alves de Souza

Nasceu em Alvinópolis-MG. Aos 12 anos mudou-se para João Monlevade. Foi eleito vereador para o mandato de 1983 a 1988, pelo PMDB, e também 1º suplente na eleição seguinte. Exerceu o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora nos anos de 1983 e 1987. Trabalhou como auxiliar de bordo, foi funcionário da Bemoreira durante 12 anos e, posteriormente, optou pelo ramo ótico, onde trabalha até hoje. É também sócio-proprietário de uma loja de material esportivo e calçados.

   
  

Sebastião Batista Gomes

Nasceu em Lagoa Dourada–MG, é casado há 55 anos com Maria Caldeira Gomes, com quem tem sete filhos. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador para o mandato de 1965 a 1966, sendo o primeiro Presidente da Câmara Municipal em 1965. Atuou na área de Recursos Humanos da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, na administração do Hospital Margarida e no Senai. Aposentou em 1982. Participou ativamente da emancipação político-administrativa de João Monlevade. Foi condecorado pela Casa Legislativa com o Diploma de Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados ao município. Teve relevante atuação na Sociedade São Vicente de Paula (SSVP) durante 44 anos. Foi administrador da SSVP, tendo sob seu comando 16 regionais, sendo também provedor do Lar São José.  

   
  
Sebastião Gomes de Melo
(In memoriam)

Foi vereador quando não havia remuneração para o cargo, chegando a Presidente da Câmara de 1974, 1975 e 1976. Nasceu em 02 de fevereiro de 1928, em Rio Piracicaba - MG. Trabalhou desde os sete anos, foi tropeiro e balconista. Ingressou na Belgo-Mineira, trabalhando no setor de Mecânica. Casou-se com Geralda Batista de Oliveira com quem teve quatro filhos. Foi fundador e presidente da Sociedade dos Amigos da Vila Tanque - Savita ; Clube Recreativo; sócio-fundador  Credibel; Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos; Presidente do Conselho Municipal do Bem Estar do Menor – Combem, e Conselheiro da ACM. Atuou na construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e da sede da Arpas. Na Belgo chegou ao posto de chefe-Contramestre, mesmo sem formação especializada, sendo Operário Padrão por João Monlevade, em 1974, alcançando a 2ª colocação em nível estadual. Faleceu em 8 de novembro de 1988.


   
  

Sebastião de Oliveira Frade

Conhecido como Tãozinho, nasceu em 7 de maio de 1939, em Ilhéus, distrito de São Domingos do Prata. Casado com Raimunda América Frade, é pai de dois filhos, tem três netos e um bisneto. Na década de 50 veio para João Monlevade. Foi eleito vereador para o mandato de 1989 a 1992. Prestou serviços na Prefeitura Municipal por um período de 40 anos. Foi Diretor da ACM e do Ideal Clube. Atua no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

   
  

Sebastião Martins de Castro

Nasceu em 11 de agosto de 1939, na cidade de Marliéria-MG, no Vale do Aço. É casado com Dilma Ávila de Castro e tem cinco filhos. Em 1962 transferiu sua residência para a cidade de João Monlevade. Em 1971, filiou-se ao PMDB, sendo eleito vereador da Cidade por três mandatos de 1973 a 1976, 1977 a 1982 e 1983 a 1988. Atuou como 1º Secretário, Vice-Presidente e Presidente de forma interina. Passou a integrar a Sociedade São Vicente de Paulo em 1963, exercendo, inclusive, a função de tesoureiro. Em 1990, aposentou na então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. Passou a residir na zona rural da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, onde atua como membro da comunidade. Tem auxiliado de forma efetiva na construção da Igreja do Senhor Bom Jesus, na comunidade da Ponte Coronel.

  

Sebastião Raimundo Pinheiro (In memoriam)

Nasceu na cidade de Caratinga-MG em 15 de maio de 1924. Filho de Eduardo Raimundo Pinheiro e de Maria Firmina de Jesus, casou-se com Andrelina Lopes Pinheiro em junho de 1944 com quem teve oito filhos. Transferiu-se para João Monlevade, trabalhando inicialmente como lavrador. Exerceu o mandato de 1967 a 1970. Foi homenageado nomeando uma das ruas do bairro São Benedito. Atuou com dentista prático. Faleceu em 24 de agosto de 1972.

   
  

Sebastião Vieira Nunes (In memoriam)

Nascido em 5 de setembro de 1920, em Alvinópolis- MG, é casado com Conceição Maria da Silva e pai de 12 filhos. Foi vereador por 12 anos nos mandatos de 1977 a 1982 e 1983 a 1988. Prestou serviços no Estado por um período de 20 anos, como Inspetor de Aluno. Faleceu em 2016.

   
  

Solange Medeiros de Abreu

Nasceu em 16 de janeiro de 1950, em Belo Horizonte. Foi eleita vereadora para o mandato de 1989 a 1992, sendo a primeira Presidente da Câmara, no período de 1989 a 1990. Participou do Movimento das APAEs – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de 1977 a 1999, durante este período exerceu a Presidência por sete mandatos. Foi Diretora Executiva da FUMBEM - Fundação Municipal do Bem Estar do Menor no período de 1984 a 1988, Secretária de Trabalho e Assistência Social de 1992 a 1996, colunista e colaboradora do Jornal de Monlevade de 1994 a 1999. Atua como Vice-Presidente do Conselho de Consumidores da CEMIG. É Diretora de expansão do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais.

   
  

Telles de Assis Guimarães

Conhecido como Telles do P.A., nasceu em 3 de junho de 1958, em Dionísio-MG. É casado com Patrícia dos Santos Andrade e pai de dois filhos. Primeiro Suplente a vereador do Partido Progressista, em 15 de julho de 2009. Fundou a ATLIMARJOM, com apoio da Prefeitura, tendo feito várias visitas ao lixão da Serra do Andrade para convencer os catadores a formarem a ATLIMARJOM. No período de sete meses que esteve na Câmara, solicitou a transferência da Gestão do P.A. ao Gestor do Hospital Margarida, visando melhorias no atendimento à saúde e objetivando o recebimento de mais recursos pelo SUS. Foi vereador na legislatura de 2013-2016.

   
  

Tereza Dias Salomão

Nasceu em 26 de outubro de 1930, em Rio Doce- MG. Foi casada com Virgílio Faustino Salomão (In memoriam), com quem teve 12 filhos. Exerceu o mandato de vereadora de 1983 a 1988. No período de 1983 a 1985 foi Vice-Presidente da Câmara, participou de quase todas as Comissões da Casa. Autora do projeto Coreto Peixe Vivo em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, iniciou seu trabalho na Câmara Municipal como Zeladora. Foi secretária na Policlínica, fez parte da Secretaria de Saúde como recepcionista e agente administrativa. Participou da Comissão da Fundação do Banco do Pequeno Empreendedor (BANPOPE), da COPREMON, da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de João Monlevade. Participa dos trabalhos do Conselho Municipal da Terceira Idade (COMTI).

   
   

Vicente Corrêa Domingues

Foi eleito na primeira legislatura da Câmara Municipal, para o mandato de 1965 a 1966, quando o vereador ainda não era remunerado. Natural de Santa Rita, distrito de São Domingos do Prata, veio para João Monlevade na década de 50, quando iniciou atividade comercial na estrada que ligava o bairro Carneirinhos ao bairro Loanda. Realizou vários trabalhos filantrópicos, participando da comissão da caixa escolar do Grupo Escolar João XXIII, colaborou com Asilo Lar São José, foi baluarte da fundação da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade, foi conselheiro do Hospital Margarida e da Clínica Bom Samaritano.

   

 

Vicente de Souza Dias Filho

Natural de Rio Piracicaba-MG, é casado com Antônia Soares Dias e pai de 8 filhos. Mudou-se para João Monlevade, onde foi eleito vereador nos mandatos de 1971 a 1972, 1973 a 1976, 1977 a 1982 e 1983 a 1988. Foi Presidente do Centro Comunitário do bairro Metalúrgico e candidato a Prefeito e, em seguida, a Vice-Prefeito, juntamente com Virgílio Salomão. Contribuiu efetivamente na fundação de vários Centros Comunitários juntamente com a esposa. Hoje atua como Ministro da Palavra na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

   
  

Virgílio Faustino Salomão (In memoriam)

Nasceu em 15 de dezembro de 1918, em Teófilo Otoni-MG. Foi casado com Tereza Dias Salomão com quem teve doze filhos. Exerceu a política sindical como suplente, mudou-se para João Monlevade, onde ingressou na política partidária sendo eleito vereador em 1967, pelo PMDB. Foi Sindicalista e militou no antigo MDB. Depois do Golpe Militar de 1964, lideranças sindicais, operários e seus familiares foram perseguidos. Ao visitar um colega que se encontrava preso, Virgílio recebeu voz de prisão na rua. Nesse período, ficou detido na prisão de Rio Piracicaba. Foi torturado e respondeu processo. Em liberdade, candidatou-se a um cargo eletivo, tornando-se um grande líder político na região, quando recebeu mais votos do que o candidato a prefeito de João Monlevade. Faleceu em 9 de novembro de 1972, vítima de hemorragia cerebral.

   
  Wander Wanderley de Lima (In memorian)

Ex-vereador, Wander Wanderley, juntamente com o ex-prefeito Germin Loureiro, Alberto Pereira Lima, Randolfo Moreira de Souza, José Loureiro e Carlito Caldeira, integrou a Comissão Emancipadora que resultou na emancipação de João Monlevade, em 29 de abril de 1964. Wander Wanderley foi vereador por vários mandatos, contudo, sua contribuição não se restringiu ao campo político. Durante muitos anos, colaborou em campanhas de arrecadação de alimentos e materiais escolares para distribuição junto à comunidade, principalmente os mais carentes. Em 2014, foi um dos 50 homenageados pela Câmara Municipal com a Medalha “Jubileu de Ouro: Construtores de João Monlevade”. A honraria foi entregue a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município ao longo de seus 50 anos.

   
  

Will Jony Gomes Nogueira

Nasceu em 2 de março de 1961, em João Monlevade-MG, é divorciado e pai de três filhas. Foi eleito vereador no mandato de 1993 a 1996. É Jornalista, radialista e profissional na área de Marketing, foi assessor na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, assessor das Câmaras de Dionísio, Rio Piracicaba e São José do Goiabal. Quando vereador foi eleito pelo PMN e, depois, filiou-se ao PDT. É membro-fundador da ASSODIMON (Associação dos Diabéticos de João Monlevade) e foi condecorado com Medalha de Bronze da Academia Brasileira de Letras (poesia). Ganhou prêmio de Melhor letra no Festival de Música Estudantil em 1977 e Menções honrosas de literatura das cidades de Araguari-MG, São Paulo e Rio de Janeiro. É o atual assessor de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade, na legislatura 2017-2020.

 

Última atualização em Qui, 12 de Janeiro de 2017 09:50

Mídias

Receba Notícias

Cadastre-se e receba os informativos da Câmara.



Você esta aqui:   HomeHistória +Ex-vereadores
| + - | RTL - LTR