• Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home
  • Home

Câmara e parceiros apresentam atividades em comemoração ao bicentenário com lançamento de selo comemorativo

Assessoria de Comunicação
Imprimir

As comemorações pelo bicentenário da chegada de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade ao Brasil e ao Médio Piracicaba começaram na Câmara Municipal. Na noite de ontem, 15, foi feita a apresentação das atividades, além de lançamento do selo do Legislativo monlevadense, em comemoração ao marco.

 

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD). Fizeram parte da mesa ainda a prefeita Simone Carvalho (PSDB); a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Claira Ferreira; o representante da ArcelorMittal Monlevade, Lucas Vilela; o assessor da diretoria dos Correios, Ronei Alves Horta, e a tataraneta de Jean de Monlevade, Isabel Leite Braga. Os vereadores Thiago Titó (PDT), Belmar Diniz (PT), Gentil Bicalho (PT), Vanderlei Miranda (PR), Sinval Dias (PSDB), Leles Pontes (PRB) e Lelê do Fraga (PTB) fizeram parte do plenário. Os demais vereadores justificaram ausência. Descendentes de Jean de Monlevade também prestigiaram o evento.

 

Durante a abertura, os hinos do município e o hino histórico foram interpretados pelo Coral Monlevade. O coral interpretou ainda outras três canções, sendo aplaudido pelo público. Logo após, a assessora de Comunicação da Câmara, Cíntia Araújo, explanou sobre as atividades a serem desenvolvidas. Dentre as ações propostas destacam-se capacitação de professores para trabalhar o assunto em sala de aula, lançamento de site com a história do município, promoção do 28º Cidadão Legal, exposição permanente do acervo do Legislativo monlevadense, edição especial da Cartilha do Legislativo e rodas de conversas com escritores e pesquisadores sobre os livros que contam a história de Jean de Monlevade.

 

Outra ação de destaque, conforme informado pela assessora, é a gravação de um CD em tributo a João Monlevade. “A previsão é de que o edital para o CD seja lançado ainda este ano, com lançamento do CD em 2018. As músicas serão selecionadas a partir de uma comissão especial, sob coordenação da Fundação Casa de Cultura”, disse Cíntia. A jornalista ainda explicou sobre o projeto a ser desenvolvido junto às escolas do ensino fundamental I, que resultará em um livreto sobre a história de Jean de Monlevade, feito a partir de desenhos dos próprios estudantes. O material será custeado pela ArcelorMittal Monlevade e distribuído no início do próximo ano. Ainda relativo à siderúrgica, a Fazenda Solar e o cemitério histórico serão abertos à visitação da comunidade e de escolas, em calendário à parte, a ser elaborado.


Selo comemorativo

Na mesma noite foi apresentado ao público o selo comemorativo do Legislativo monlevadense, alusivo ao bicentenário. A imagem mostra a reprodução de uma pintura à óleo do engenheiro francês. Ainda no selo é consta foto do rio Piracicaba, usado para transporte de peças para a construção da forja catalã, e engrenagens, reforçando a forte veia industrial do município.

 

Ao final da cerimônia, a palavra foi aberta aos presentes. Todos reforçaram o orgulho da história do município e a importância de se resgatar e preservar esta memória. “A Câmara Municipal agradece aos parceiros envolvidos. O sucesso desta iniciativa é devido à união de esforços. É preciso que os monlevadenses e as pessoas que aqui residem conheçam nossa história e se orgulhem dela”, esclareceu Djalma. O coral Família Alcântara encerrou a noite, com uma emocionante apresentação.


Histórico

A comemoração dos 200 anos da chegada de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade vem sendo discutida em reuniões semanais na sede da Câmara. As atividades, que serão trabalhadas em 2017 e 2018, foram planejadas a partir de sugestões dos participantes dos encontros. Além de vereadores e servidores do Legislativo, participam das reuniões representantes da Prefeitura, Fundação Casa de Cultura, ArcelorMittal Monlevade, os escritores José Eustáquio Ferreira, conhecido como professor Dadinho, Afonso Torres Silva e o pesquisador Francisco de Paula Santos. A ativista cultural Carla Lisboa também participa da organização das atividades.  

Última atualização em Qui, 18 de Maio de 2017 10:19

Mídias

Receba Notícias

Cadastre-se e receba os informativos da Câmara.



Você esta aqui:   HomeA Câmara +ImprensaDestaquesCâmara e parceiros apresentam atividades em comemoração ao bicentenário com lançamento de selo comemorativo
| + - | RTL - LTR